Governo Provincial do Bié
Política

Cidade do cuito acolheu o acto Central dia do Herói Nacional e Fundador da Nação

O acto foi presidido pelo Vice Presidente da República de Angola Bornito de Sousa Baltazar Diogo em representação do Presidente da República de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço.
Ao proferir o seu discurso por ocasião do dia do herói nacional, o Vice presidente da República começou por destacar que " Em nome de Sua Excelência, o Presidente da República, Dr. João Manuel Gonçalves Lourenço, saúdo todos os Angolanos, de Cabinda ao Cunene e do mar ao Leste, por esta data de grande simbolismo e importância que assinala o nascimento do Primeiro Presidente de Angola independente e Fundador da Nação Angolana, Dr. António Agostinho Neto.
O Vice Presidente da República acrescentou dizendo que, a realização do Acto Central na Província do BIÉ é uma dupla e feliz coincidência: primeiro, pelo facto do Presidente Agostinho Neto ter residido nesta Província num dado momento da sua vida e, depois, pelo facto do BIÉ ostentar o centro geográfico de Angola, em cujo mapa assume mesmo a configuração aproximada de um coração, o Coração de Angola.

"Para o Político Agostinho Neto, “o mais importante é resolver os problemas do povo”,
O seu sentido de solidariedade se estendia para além das fronteiras de Angola, passando pela atenção médica aos cidadãos humildes de Tarrafal, em Cabo Verde, pelo encontro histórico com Ernesto Che Guevara ou ao considerar que “Na Namíbia, no Zimbabwe e na África do Sul está a continuação da nossa luta”, profecia que se concretizou já sob a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos e que culminou com a libertação de Nelson Mandela e o fim do regime de apartheid." Disse

Estiveram presentes no acto,Deputados a Assembleia Nacional, Ministros, Secretários de Estado, representantes da fundação Dr.António Agostinho Neto e da Fundação Sagrada Esperança, Autoridades Tradicionais, Entidades Religiosas, Representantes das Forças de Defesa e Segurança e Sociedade Civil.