Governo Provincial do Bié
Saúde

Saúde promove encontro sobre sector

Na ocasião, o governador provincial, Álvaro Manuel de Boavida Neto, afirmou no seu discurso de abertura que é com elevado sentido de missão que nos propomos mais uma vez falar do sector da Saúde, precisamente da saúde pública, saúde preventiva curativa, não como um privilégio mas como uma necessidade social, num ambiente de responsabilidade, controle e eficácia na gestão e estoque, como sendo processos que ocorrem para êxito de uma saúde cada vez mas humanizada.

O governante acrescentou que a boa gestão de uma farmácia hospitalar afirma-se como vital para todos sectores da saúde. As farmácias estão diretamente ligadas aos enfermos, por outro lado, influirá também na vida administrativa e em muitos casos serve de suporte para sustentabilidade destas, se mantivermos um bom controlo e rígido sobre a gestão de medicamentos, materiais gatáveis e insumos utilizados são vitais para um bom trabalho.

Durante o encontro foram apresentados temas relacionado com a apresentação da situação logística de medicamentos; normas de funcionamento de laboratórios; por último reflexão, estratégicas e inovação sobre os desafios na gestão de recursos no sector da saúde face à escassez.

No final, foram esclarecidas dúvidas e perguntas dos participantes em função dos temas apresentados.

Estiveram presentes no encontro, membros do governo, administradores municipais, órgãos de defesa e segurança interna, magistrados judiciais e do Ministério Público, deputados a Assembleia Nacional, directores municipais da saúde e a sociedade civil.