Governo Provincial do Bié
Sociedade

Mediateca do Bié é inaugurada sábado


A instituição vai denominar-se Abel Abraão, jornalista da Rádio Nacional de Angola que reportou os conflitos armados pós-eleições em 1992.



A informação foi avançada pelo vice-governador do Bié para o sector Político e Social, António Manuel, na apresentação do programa de abertura das jornadas alusivas à efeméride, cujo acto provincial vai decorrer no município de Chitembo.



“O ponto mais alto das festividades do Dia da Independência Nacional será a inauguração da Mediateca Abel Abraão, no sábado”, disse o vice-governador.



Contactado pela nossa reportagem, o jornalista Abel Abraão, já aposentado, prometeu falar sobre o assunto tão logo seja possível, mas disse ter conhecimento da atribuição do seu nome à Mediateca provincial.



A Mediateca recebe os últimos apetrechos e arranjos para entrar em funcionamento tão logo seja inaugurada. A maioria dos jovens contactados pela nossa reportagem afirmaram que a atribuição do nome do jornalista à Mediateca é um reconhecimento merecido a Abel Abraão.



“Lembro-me que o país parava às 13 horas para ouvir, a partir do Cuito, os acontecimentos da guerra. Na altura, eu vivia em Luanda e acompanhava passo a posso o evoluir da guerra”, lembrou o jovem Ismael Sandambo, estudante do ensino superior.



A Mediateca do Cuito, cujas obras foram concluídas em 2017, aguardava por apetrechamento para entrar em funcionamento. Vai comportar várias zonas para garantir serviços de qualidade aos utentes. O espaço conta com uma biblioteca para crianças e salas de actividades para idosos e pessoas com deficiência física.



JA