Governo Provincial do Bié
Saúde

Hospital Provincial de Cabinda conta com equipamento moderno


Esse pronunciamento foi feito pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, quando presidia ao acto de inauguração das referidas unidades sanitárias, tendo referido que Cabinda ganha novos serviços modernos que vão permitir atender com mais eficácia os pacientes.




Afirmou que com a modernização destas duas novas unidades de saúde, os habitantes da província de Cabinda vão ser melhor assistidos e irá reduzir o número de doentes que buscam tratamento em outras regiões do país, principalmente Luanda, assim como na República do Congo e República Democrática do Congo (RDC), respectivamente.



Por sua vez, o governador provincial de Cabinda, Eugénio Laborinho, apelou aos profissionais de saúde a primarem pela assistência humanizada dos pacientes e a fazerem o uso correcto das novas tecnologias dos bancos de urgência para salvarem o maior número de vidas humanas.



Exortou, ainda, aos técnicos de saúde a aprimorarem e actualizarem permanentemente os seus conhecimentos para estarem habilitados a trabalhar com as novas ferramentas tecnológicas e a serem profissionais mais capazes.



O banco de urgência do Hospital de Cabinda alberga 20 camas, sala de Unidade de Cuidados Intensivos (UTI), blocos operatórios, laboratórios de análises clínicas, serviço de imagiologia, sala de esterilização, sala de tratamento, serviços integrados de medicina, cirurgia, diagnóstico e ortopedia.



As obras de reabilitação das infra-estruturas de saúde duraram seis anos e foram financiadas com dinheiro do Orçamento Geral do Estado (OGE), enquanto o apetrecho ficou a cargo dos Associados do Bloco-0, composto pelas empresas petrolíferas Sonangol, ENI, Total e Cabgoc.



Angop